sexta-feira, 16 de março de 2012

Ano Jubilar Somasco

Em 1486 via-se nascer em Veneza Jerónimo Emiliani que, dedicou grande parte da sua vida na defesa da sua pátria. Feito prisioneiro numa batalha em Castelnuovo, Jerónimo recorre o auxílio da venerada virgem Santa Maria do santuário de Treviso, confiante e arrependido decide mudar de vida.
Milagrosamente, apareceu-lhe a Nossa Senhora e libertou-o do calabouço. Recordado da promessa Jerónimo dedica o resto da sua vida aos mais necessitados; homens, mulheres e crianças. Em pouco tempo gastou tudo o que tinha em favor desses.
Alastra-se uma epidemia fazendo numerosas vítimas. Jerónimo sem se preocupar com o perigo a que se expunha sua vida pôs-se ao serviço dos doentes. Ele também chega a contrair a doença que no dia 08 de Fevereiro de 1537 a fez passar para a outra vida.
Jerónimo, fundador dos Clérigos Regulares Somascos, foi proclamado Santo em 1767 pelo Papa Clemente XIII e apresentado como patrono dos órfãos e da juventude abandonada pelo Papa Pio XI em 1928.
Portanto, em todos os anos o dia 08 de Fevereiro é celebrado pela comunidade somasca como o dia do seu mestre, daquele que foi e é o amante dos desfavorecidos, do apaixonado das almas sofredoras, São Jerónimo Emiliani. E neste ano jubilar, aqui em Moçambique celebramos o dia num espírito de união fraterna com o povo.
En 1486 nació en Venecia Jerónimo Emiliani que, defendiendo su patria fue hecho prisionera en Castelnuovo, allí pide auxilio a la Virgen María, venerada en el santuario de Treviso, confiado y arrepentido decide cambiar de vida.
Milagrosamente, se le apareció Nuestra Señora y lo liberó del calabozo. Recordando su promesa Jerónimo dedicó el resto de su vida a los más necesitados (hombres, mujeres y niños). Todo lo que tenía lo gastó rápidamente para atenderlos.
Sin miedo atendió a los enfermos en una epidemia que causó numerosas muertes. Esa enfermedad fue el paso para la otra vida el 8 de febrero de 1537.
Jerónimo, fundador de los Clérigos Regulares Somascos, fue proclamado Santo en 1767 por el Papa Clemente XIII e presentado como patrón de los huérfanos y de la juventud abandonada por el Papa Pio XI en 1928.
Así que, todos lo años el día 8 de febrero la comunidad somascas celebra a su maestro, que amó a los abandonados, e se entregó a las almas que sufren. Y este año jubilar, aquí, en Mozambique, celebramos ese día unidos fraternalmente con el pueblo.

Sem comentários:

Enviar um comentário