domingo, 28 de junho de 2009

FESTA DO SEMINÁRIO BOM PASTOR - DESPEDIDA DE Pe. MANUEL




Na manhã de hoje, vimos de assistir a festa do seminário propedêutico Bom Pastor, ao qual nós frequentamos todos os dias para a nossa formação intelectual. Os nossos companheiros seminaristas prepararam tudo com muito esmero e detalhe. A jornada começou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Sr. Arcebispo da Beira, D. Jaime; seguiram depois um almoço e uma programação recreativa. Nestes dois últimos actos nós não pudemos ficar por vir a almoçar com os Padres da nossa comunidade, já que o Pe. Juan Manuel vai embora de vez, foi destinado a escola de A Guarda (Pontevedra-Espanha). Num ambiente de fraternidade aproveitamos para nos despedir do Pe. Manuel que desde o ano 2004 esteve entre nós. Desejamos um bom trabalho ali onde vaia.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

RETIRO ESPIRITUAL




Ontem estivemos em Retiro Espiritual, no dia em que Moçambique completa os 34 anos depois da Independência. Começamos as 9:00 h. na praia de Biques no Macúti e terminamos ás 15:00 h. Tinha como objectivo de:
1. Um alto no caminho e/ou tomar um pouco de distância do ritmo, das preocupações diárias que nos absorvem;
2. Lembrar o desígnio do Pai em nossa vida;
3. Confronta-lo com nossa realidade;
4. Tomar mais uma vez consciência de nossa condição de peregrinos e prepara-nos ao encontro do Senhor.
Tudo isto o fazemos através do silêncio meditativo pessoal e do encontro com os irmãos na Eucaristia comunitária.
Para nós, o dia de retiro é um meio de crescimento em nossa vida espiritual dentro de nossa vocação religiosa.

terça-feira, 23 de junho de 2009

BOAS VINDAS A DONA MAITE E DONA ALICIA


Já estão entre nós Dona Maite e Dona Alicia, chegam da Espanha para ficar connosco durante um mês esperamos que se encontrem muito bem entre nós.

ABERTURA DO ANO SACERDOTAL EM MOÇAMBIQUE



Por ocasião do Ano Sacerdotal proclamado pelo Santo Padre Bento XVI cá em Moçambique os Bispos fizeram a abertura solene na cidade da Beira a segunda Arquidiocese a seguir a da capital, Maputo, localizada no centro do país. Esta abertura teve lugar na paróquia de São Benedito. Estavam presentes todos os bispos de Moçambique e padres de diversas congregações, sendo o maior número da cidade da Beira e outros de diferentes províncias, não me esquecendo das irmãs, irmãos, noviços, postulantes e seminaristas. A Missa teve início pelas 9:00 h. da manhã e terminou pelas 12:30 h., depois seguiu o almoço, cada um trazia o seu farnel e em seguida tarde recreativa. Nos postulantes e aspirantes somascos unidos aos Bispos de Moçambique, fizemos nos presentes a esta grande cerimónia, que é o vínculo de unidade com a Igreja Universal cá em Moçambique.

terça-feira, 16 de junho de 2009

PROCISSÃO DO CORPO E SANGUE DE CRISTO





Aqui estamos na Procissão do Corpo e Sangue de Cristo, realizada no Domingo com inicio pelas 15:00 h. na Paroquia da Catedral. Nós formandos da casa, estávamos acompanhados com o nosso Formador e o Padre Pedro, fizemo-nos presentes nesta cerimónia. A qual foi presidida por o Frade Lucas Gololombo que é o Pároco da Catedral da Beira-Moçambique, acompanhado por alguns padres de diversas congregações. Estavam todos aqueles que receberam o Sacramento da Eucaristia a que nós cá chamamos de Primeira Comunhão, eram na sua idade etária de Adolescentes, Jovens e Adultos, vindo de diversas paróquias. Durante a procissão a cerimónia era acompanhada de velas acesas, leituras, cânticos próprios e uma boa organização, como de sempre e veio a terminar pelas 18:15 h., cá em Moçambique já era de noite.

terça-feira, 9 de junho de 2009

1° DE JUNHO DIA DAS CRIANÇAS








Era o primeiro dia de Junho e cá em Moçambique comemoramos o dia Mundial da criança. Para as crianças do nosso Lar tiveram o inicio da festa pelas 12:00 h., com inicio de almoço nas suas escolas. Depois de almoço juntaram–se todas as crianças inclusive da zona. E fizemos com ajuda de um grupo de voluntários de jovens da paróquia de Macúti convívio de danças, jogos e oferecemos um lanche a todas elas. No próximo dia 16 deste mês, comemora-se cá em África o Dia da Criança Africana e quer ser uma lembrança de que também eles tem os seus direitos a gozar.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

VIGILIA DE PENTECOSTES (III)





Celebramos no dia 30 de Maio, como ja avisamos, a vigília de Pentecostes no Centro de Formação de Nazaré, onde estiveram presente muitos jovens e Seminaristas da Diocese e nos Somascos, havia muitas Irmãs e Padres, as 21:00 começou a Vigília, referir que estavam presentes muitos jovens. As 00:00 intervalo e as 01:00 continuou, terminando as 04:00 com a celebração da Eucaristia que terminou as 05:30, o Pe. José Domingos presidiu a Missa, com seus concelebrantes, Pe. Ponpilio e Pe. Jusstino. Pela primeira vez participar neste Centro foi muito bonita esta experiência, espero que se sinta em todos os cristãos do mundo, estando cheio de Espírito Santo.